Qualicorp é acusada de ferir LGPD
O sindicato dos servidores da Justiça Federal do Rio de Janeiro está acusando a Qualicorp, a maior administradora de planos de saúde, de usar ilegalmente dados de seus filiados, ferindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para vender seus serviços atrelados a uma associação de servidores chamada de Clube Municipal. A prática também estaria atentando contra o direito do consumidor em função de uma venda casada, já que o servidor teria que pagar mensalidades para se associar ao Clube.
A Qualicorp rechaça as acusações e diz que os clientes são seus e que têm direito de fazer ofertas de novas alternativas de planos de saúde até o fim do contrato com o sindicato, que expira na semana que vem. Ou seja, está aberta a discussão sobre quem é o dono dos dados do cliente.
A Qualicorp por sua vez alega que foi o sindicato que não cumpriu o contrato que tinha com a empresa ao estimular os clientes a mudar de administradora 90 dias antes do fim efetivo do contrato. A empresa entrou com uma ação na Justiça, perdeu em primeira instância, mas conseguiu no tribunal uma decisão liminar para que o sindicato cumpra o contato até o fim.
Fonte: Revista Veja
#lgpd #lgpdnasaude #planosdesaude #operadoradeplanodesaude #compliancemedico #advogadolgpd #advogadolgpdjuizdefora #advogadolgpdembh #moraistavaresadvogados