Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

 

O INSS retoma, a partir​​ do dia 01/06/2021,​​ a bloquear​​ pagamentos por falta de prova de vida de seus segurados. A obrigatoriedade do procedimento foi suspensa em março do ano passado, em decorrência da pandemia.

 

Segundo as regras para a retomada do recadastramento, primeiramente, serão bloqueados os benefícios daqueles que foram convocados para fazer a prova de vida pela internet — por meio de biometria facial (selfie enviada pelo celular) — e não o fizeram.

 

A partir​​ do dia 01/06/2021, os demais aposentados e pensionistas deverão retomar a prova de vida nas agências bancárias, mas de forma escalonada.

 

Para que foi convocado para biometria facial

 

Os​​ bloqueios serão retomados a partir da competência de maio de 2021, mas apenas para aqueles que foram convocados para a prova de vida digital — feita por meio do site ou do app Meu INSS e do portal Gov.br — com o envio de selfie.

 

Quem foi convocado para prova de vida com biometria facial e não fez a comprovação pela web poderá agora realizar o procedimento num banco, se assim desejar.

 

Para os demais segurados

 

A partir​​ de 01/06/2021, o bloqueio por falta de comprovação de vida será feita de forma escalonada, para todos os demais segurados, que terão que ir aos bancos.

 

Vencimento da comprovação de vida / Retomada da prova de vida

 

  • Março e abril/2020 - Junho/2021

  • Maio e junho/2020 - Julho/2021

  • Julho e agosto/2020 - Agosto/2021

  • Setembro e outubro/2020 - Setembro/2021

  • Novembro e dezembro/2020 - Outubro/2021

  • Janeiro e fevereiro/2021 - Novembro/2021

  • Março e abril/2021 - Dezembro/2021

 

Em geral, os bancos informam aos beneficiários sobre a necessidade de recadastramento por meio de mensagens informativas apresentadas nos meios eletrônicos de relacionamento com os clientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#provadevida #provadevidainss #aposentadoria #aposentado #advogadodireitoprevidenciario #advogadodireitoprevidenciariojuizdefora #advogadodireitoprevidenciariobh #moraistavaresadvogados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *